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Panorama Farmacêutico

Casal empreendedor vê faturamento triplicar com MasterFarma


O casal empreendedor Antônio Carlos e Nadjanara Iung viu no varejo farmacêutico um caminho para se manter mais próximo. E foi por meio do associativismo e da adesão à MasterFarma que os empresários conseguiram expandir seu negócio com segurança e assertividade.


Carlos é natural de Porto Alegre (RS), enquanto Nadjanara é de Tubarão (SC). Casados desde 2015, eles se mudaram para Laguna (SC), onde ficava o negócio da família do marido – uma indústria no setor de pescados. A esposa, por sua vez, nutre uma ligação antiga com o setor de saúde. “Sou farmacêutica há 17 anos e já trabalhei em diferentes bandeiras de grandes redes”, explica.


Momento profissional não era dos melhores


Em Laguna, Nadjanara trabalhou mais de cinco anos em uma farmácia no centro da cidade e o deslocamento tornou-se um peso para a farmacêutica. “Quando fiquei sabendo de uma vaga em uma unidade da MasterFarma, a dez minutos de casa, não pensei duas vezes. Pedi demissão e me candidatei. Comecei o ano com um emprego novo”, relembra.


Ao mesmo tempo, a distância também representava um entrave para Carlos. A empresa de sua família havia se mudado em 2019 para Tijucas (SC), o que o mantinha longe de casa. “Eram mais de 150 quilômetros de distância que tinha que percorrer todos os dias”, afirma. Eles mal sabiam que a simples troca de emprego de Nadjanara mudaria suas vidas. Três meses depois, o casal comprou a farmácia.


“Queria voltar para Laguna e essa oportunidade significaria uma grande virada na minha vida, mas também uma chance de estarmos mais próximos novamente”, afirma o executivo.


Casal empreendedor cresceu rápido


Carlos e Nadjanara assumiram a operação em abril de 2021. O ponto era tradicional na cidade. Afinal, a farmácia funcionava no local há 27 anos. “Nos três primeiros meses detectamos a necessidade de modernizar a unidade”, afirma Carlos. Com o “banho de loja”, o PDV melhorou seu desempenho de imediato. “Nosso faturamento cresceu 50% após a reforma”, acrescenta. Tal resultado mostrou aos gestores que ainda havia muito terreno a ser desbravado.


Um ano depois de se tornar empreendedora, a dupla já se sentia preparada para o próximo passo. “Em uma cidade vizinha, Jaguaruna, notamos que havia uma concentração baixa de farmácias. Isso ocorria principalmente no Balneário Camacho, que era um caminho lógico para quem cruza o litoral catarinense”, explica Nadjanara.


Expansão física virou receita para o sucesso


Com o auxílio da MasterFarma, que realizou todo o estudo de geomarketing da região, o casal decidiu abrir seu segundo PDV. Porém, logo depois do sucesso inicial, novos gargalos apareceram. “Víamos os clientes procurando produtos que não faziam parte de nosso sortimento. Não tínhamos espaço físico para diversificar nosso portfólio”, lamenta Carlos.


A ideia de abrir a terceira loja ganhou força, mas a rede associativista mostrou que esse não era o melhor caminho. “Por meio de dados muito bem sustentados, a MasterFarma recomendou outra decisão. Em vez de ampliar o número de unidades, deveríamos investir em um PDV com maior capacidade. E com a oportunidade de adquirir um terreno na cidade de Laguna, erguemos uma loja de 280 metros quadrados”, conta Carlos.


O empreendedor enaltece o papel da rede associativista para o crescimento e a consolidação das operações. “Além de todo respaldo técnico, passamos a ter acesso a ferramentas exclusivas que trazem mais dinamismo às nossas rotinas e apontam claramente as rotas que devemos adotar”, pontua.


O empresário refere-se a plataformas exclusivas da rede, como o Simage (Sistema Master de Gestão), o MAP (MasterFarma Precificador) e o SIP Master (Sistema Integrado de Dados), que estão entre as mais de 20 soluções tecnológicas disponibilizadas pela MasterFarma às farmácias associadas.


Faturamento mensal triplicou após adesão à MasterFarma


Com mais espaço físico, podendo ampliar o mix e contando com a economia de ter uma sede própria, o faturamento médio mensal triplicou. A receita está sendo repetida também em Jaguaruna, onde o casal construirá uma loja de 300 metros quadrados, com previsão de inauguração para 2025.


“Não teríamos conseguido tal crescimento em tão pouco tempo se não tivéssemos o apoio da MasterFarma em marketing, compras e análise de dados. Esse apoio garante nossa competitividade”, finaliza o empreendedor.


Por: Cesar Ferro

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