Como duas famílias construíram a maior rede de farmácias da Austrália? A história da Chemist Warehouse remonta a um começo humilde, quando Mario Verrocchi conheceu os irmãos Jack e Sam Gance no subúrbio de Melbourne, depois de se formar em farmácia pela Universidade do Sul da Austrália. Os Gance compraram a sua primeira farmácia em 1972. Já Verrocchi iniciou no empreendimento como estagiário em 1980.
Hoje, a rede de franquias contabiliza US$ 5,12 bilhões em vendas anuais em mais de 600 lojas na Austrália, Nova Zelândia, Irlanda e China. A varejista é conhecida pela prática de preços baixos e oferta de produtos exclusivos.
Rede de farmácias anuncia fusão bilionária
Em dezembro, a empresa de atacado e distribuição de medicamentos Sigma Healthcare anunciou uma fusão com a Chemist Warehouse, formando um novo império varejista, com uma capitalização de mercado estimada em US$ 5,8 bilhões. O acordo também abrirá as portas para a Chemist ser cotada na Bolsa de Valores da Austrália, a ASX.
A Sigma, que também conta com 340 franquias de farmácias das bandeiras Amcal e Discount Drug Store, comprará a varejista por US$ 454,2 milhões em dinheiro e ações, tornando os acionistas da rede de farmácias proprietários de 85,75% do negócio. O objetivo é unir a experiência em varejo e marketing da Chemist com a infraestrutura de distribuição e capacidades logísticas de ponta da Sigma.
Segundo Verrocchi, a fusão ajudará no crescimento futuro da varejista, que ainda tem bastante espaço para expansão na Austrália, tanto em lojas físicas como no comércio online. O acordo ainda depende das aprovações da Comissão Australiana de Consumidores e Concorrência e do Escritório de Investimentos Estrangeiros da Nova Zelândia. A conclusão do negócio está prevista para o segundo semestre.
O começo da Chemist Warehouse
No ano 2000, os irmãos Gance e Verrocchi embarcaram na jornada de montar a rede, lançada inicialmente com apenas cinco farmácias. A primeira loja foi aberta em Melbourne. A primeira expansão internacional ocorreu em 2017 na Nova Zelândia. Em 2020, expandiu o mercado para a Irlanda e em 2021 para a China.
Ao contrário das farmácias tradicionais, a Chemist Warehouse gera a maior parte das suas vendas a partir de produtos isentos de prescrição, como vitaminas, perfumes, cosméticos e fórmulas para bebês. Distantes do sinônimo de glamour, as lojas físicas exibem pallets altos e corredores amplos, que mais se assemelham a um galpão.
Mas é na execução impecável que está o diferencial. A colocação dos produtos é muito bem definida e há um rodízio mensal de promoções. Três dias são suficientes entre a aquisição de estoques adicionais e a disposição no PDV, apoiadas por uma comunicação ostensiva com o público.
Especialista em retail media
Retail media é uma categoria na qual a Chemist Warehouse já tem um controle firme. A ampla presença publicitária inclui telas nas lojas e displays impressos bem como um braço de conteúdo. A House of Wellness é comercializada como uma revista trimestral e a rede de farmácias ainda tem seu próprio programa de televisão. Ela também usa os dados do cliente para direcionar anúncios aos consumidores.
Por: Ana Claudia Nagao