A rede de farmácias Pague Menos informou na segunda-feira (16) que projeta abrir “pelo menos” 50 novas lojas em 2025, segundo fato relevante divulgado ao mercado.
A projeção considera a expectativa da companhia em relação a pontos como estratégia de expansão, capacidade financeira para suportar investimentos, capacidade de obter pontos comerciais atraentes com expectativas de retorno adequadas e capacidade de implantar novas lojas, disse a companhia.
As projeções representam apenas aberturas brutas, sem levar em conta eventuais fechamentos, acrescentou.
Meta
A Pague Menos tem clareza sobre o que quer para a partir do ano que vem: acelerar sua expansão com novas lojas. “No próximo ano, vamos abrir mais lojas do que a somatória de 2023 e de 2024”, diz Marques. Considerando que foram 30 este ano e 20 no passado, serão ao menos 50 em 2025.
Marques diz que recebeu um mandato de expansão cautelosa, sem perder de vista o compromisso de desalavancar a empresa. A relação entre dívida líquida e Ebitda (sigla em inglês para lucro antes de juros, impostos, depreciações e amortizações) da companhia terminou o terceiro trimestre deste ano em 2,4 vezes. O objetivo da Pague Menos é deixar o índice mais próximo de 2 até o final de 2024. “Vamos abrir o máximo de lojas que respeite esse ritmo”, explica o executivo.