Após um período de forte expansão, o St Marche decidiu reduzir o ritmo de inaugurações em 2024, priorizando o amadurecimento de suas unidades mais recentes. Para se ter uma ideia, entre julho de 2021 e setembro de 2023, foram abertas 12 lojas, com intervalos de aproximadamente dois meses entre cada inauguração, expandindo de 21 para 33 unidades.
No entanto, a desaceleração no ritmo de aberturas deste ano não implica estagnação no faturamento. Pelo contrário, a empresa espera um crescimento de cerca de 27% para 2024 e, nos próximos cinco anos, a meta é dobrar sua receita, atingindo o marco de R$ 2,8 bilhões. Esse avanço será impulsionado por uma estratégia de captação de novos investidores.
Quem conta é Bernardo Ouro Preto, CEO do St Marche, em entrevista exclusiva para a SA+ Ecossistema de Varejo. “Queremos também ampliar a nossa omnicanalidade. Atualizamos o site e o aplicativo, que serão lançados em breve, e em 2025 implementaremos a funcionalidade de compras via WhatsApp".
O CEO ainda comenta sobre as inovações aplicadas no Empório Santa Maria, que hoje possui duas unidades. A marca passou por uma reformulação com apoio de uma consultoria externa, com destaque para a reinauguração do café e a implementação de 16 novos sabores de massas frescas.
Planos para 2025
No próximo ano, a expansão do canal digital será um dos principais focos. Atualmente, esse canal alcança cerca de R$ 100 milhões de faturamento. Porém, com as reformulações e os lançamentos, a expectativa é de que o faturamento do canal cresça pelo menos 50%.
O ano que vem também será marcado pelos aprimoramentos no programa de fidelidade, com o lançamento do Marche Prime, um nível acima do Você Marche. Além disso, a empresa espera retomar a expansão, com até três inaugurações na capital paulista. Por enquanto, a chegada a outras praças não está nos planos imediatos.
“Temos 31 lojas na Grande São Paulo, uma em Campinas e outra em Santos. Planejamos abrir mais duas na primeira e uma no litoral nos próximos anos. Outras cidades onde ainda não temos unidades não estão no radar neste momento. Quando entramos em uma nova localidade, buscamos abrir múltiplas lojas para ganhar escala em publicidade”, afirmou Ouro Preto.
Dessa forma, a previsão é que, a partir de 2026, a rede abra cerca de cinco unidades por ano.
Qualidade e cliente no centro das decisões
Diante de um cenário competitivo acirrado, a estratégia do St Marche continua a de se destacar por meio da qualidade dos serviços. “Nos diferenciamos pela experiência. Isso envolve uma loja excepcional nos detalhes, como na iluminação e na música [selecionada por uma DJ], além do treinamento dos colaboradores”, explica o CEO da empresa.
“Queremos encantar o cliente, como na Disneylândia, colocando-o no centro das decisões, sem deixar nenhum detalhe escapar”, complementa Bernardo Ouro Preto.
Para garantir a excelência, Ouro Preto visita as lojas toda quinta-feira, acompanhado de Karina Bandeira, diretora de operações da empresa. “Assim que estaciono o carro, vejo se a música está tocando corretamente, se o manobrista está uniformizado, se há lixo no ambiente e como estão as paredes e lâmpadas. Dentro da loja, o nível de atenção aos detalhes é igualmente rigoroso", reforça.
Os perecíveis também são parte central dessa estratégia, atraindo o consumidor seja com itens frescos ou de produção própria. Categorias da mercearia também se destacam, como azeite, chocolate, café, massas e molhos.
O impacto das “bets” no segmento premium
Além do cenário competitivo, atualmente as apostas online têm se tornado uma preocupação. Diferentemente dos atacarejos, que têm boa parte dos seus consumidores diretamente afetados pelas apostas, o St Marche tem visto a influência da prática de outra forma.
“O que ocorre é o endividamento de nossos funcionários, que pedem para serem demitidos em busca do adiantamento do 13º, férias e mês de aviso prévio, para quitar suas dívidas”, conta Bernardo.
“Outra parcela afetada são os nossos clientes que são donos de alguma empresa, como padarias, lojas de moda, posto de gasolina, entre outros. Com a queda nas vendas para seus respectivos públicos, esses empresários consequentemente têm menos dinheiro para gastar em nossas lojas”.
Para resolver essa questão, Ouro Preto destaca a urgência de o governo tomar medidas para conter os jogos de azar. "As apostas têm um impacto negativo na economia em todas as suas fases. O governo permitiu que todos agissem como quisessem, prejudicando a todos, especialmente os mais endividados."
Retail Media
Estratégias de mídia digital no piso da loja estão em fase inicial no St Marche. O CEO da rede reconhece como é fundamental implementá-la e adianta que a empresa está avaliando as melhores formas de expandir a prática nas lojas. A expectativa é que todas as unidades já tenham telas com propagandas de parceiros até fevereiro do próximo ano.
Por: Barbara Fernandes