top of page
Panorama Farmacêutico

Varejo farmacêutico ganha pontos no mercado financeiro


Um dos dez maiores players do varejo farmacêutico nacional conquistou a elevação de seu Rating Nacional de Longo Prazo pela agência Fitch Ratings.


A rede de farmácias Nissei, que detinha a classificação BBB+ (bra), subiu para o A- (bra).


Na decisão, a agência destacou o fortalecimento da base de negócios do grupo paranaense nos últimos anos, respaldado pela capilaridade geográfica. A Fitch Ratings também considerou o alívio no fluxo de pagamento dos juros até 2026 e o perfil de dívida mais alongado.


“A governança é robusta e estamos preparados para seguir crescendo mantendo rentabilidade e com muita solidez. Nossa estrutura de Capital está bastante ajustada e planejada para suportar os próximos passos que daremos”, comenta o diretor de Finanças e de Relações com Investidores da Nissei, André Lissner.


Com faturamento líquido em torno de R$ 2,5 bilhões, a rede conta atualmente com 385 lojas. Deste total de unidades, 79% ainda está concentrado no Paraná, computando 305 PDVs. A Nissei ainda atua em Santa Catarina (20 lojas) e São Paulo (60). E é no maior estado do país que está a chave para acelerar a expansão.


Rede do varejo farmacêutico aposta em São Paulo


O foco da rede do varejo farmacêutico tem São Paulo como alvo claro. Só neste mês de janeiro o estado ganhou 10 unidades.


As novas lojas chegarão ao interior, litoral e capital paulista em um calendário de inaugurações que começou no último 15 e se estendeu até o dia 24. “A Nissei está crescendo de forma sólida, sempre atenta às necessidades dos clientes. As aberturas no estado de São Paulo estão baseadas em análises sobre os perfis desses consumidores e em oportunidades de negócios”, celebra o CEO, Alexandre Maeoka.


Como parte do plano de avançar em território paulista, a Nissei assumiu 51 farmácias da Poupafarma. O negócio foi parte de um leilão judicial de ativos do Grupo IVF, que vive recuperação judicial. As lojas, todas localizadas em São Paulo, significariam um forte ganho de capilaridade para a varejista paranaense. O crescimento na região superaria os 110% e levaria a Nissei para regiões como a Baixada Santista, a Grande São Paulo e o Vale do Paraíba.


A aquisição de farmácias da Poupafarma foi possível a partir da captação de certificados de recebíveis imobiliários (CRI) realizada pela Nissei em junho deste ano. O montante reunido chega a R$ 250 milhões.


Por: Leandro Luize

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page