Após fim da parceria com Americanas, empresa deve investir em pequenos estabelecimentos, nos moldes de minimercados
Após anunciar o destrato com a Americanas na parceria em lojas de conveniência, a Vibra está de olho no mercado fora dos postos de combustíveis de bandeira Petrobras. Segundo Vanessa Gordilho, vice-presidente de negócios e marketing da empresa, a companhia estuda o “varejo de conveniência em vizinhança”, nos moldes adotados por grandes redes de supermercado.
Desta forma, a Vibra passa a olhar o negócio também para fora dos postos de combustível. A ideia é ter pequenos estabelecimentos de rua, nos moldes dos minimercados de grandes redes varejistas.
“Seguimos com nosso objetivo de ressignificar o segmento de conveniência de proximidade. Hoje nosso foco é crescer as lojas BR Mania em Postos Petrobras, mas estamos olhando o varejo de conveniência em vizinhança dentro da nossa ambição de crescimento. Inovar através de formatos e perfis de loja segue sendo um objetivo”, disse a executiva.
Pagamento de R$ 192 milhões à Americanas
A varejista e a empresa de energia eram sócias na Vem Conveniência, rede de lojas das marcas BR Mania e Local. Em janeiro, a Vibra já havia anunciado a decisão de encerrar o negócio. Na época, a companhia informou que a decisão ocorreu em razão da situação financeira da Americanas, que culminou em um dos maiores processos de recuperação judicial do país.
O encerramento da operação prevê o retorno dos negócios de lojas de pequeno varejo para as acionistas originárias. Com isso, as lojas Local voltam para a Americanas S.A. Como o volume dos negócios Local e BR Mania não são equivalentes dentro da participação igualitária da Vem Conveniência, em linha com o previsto no contrato de parceria, a Vibra fará um pagamento de R$ 192 milhões para a Americanas, como forma de equalizar a diferença no valor dos negócios.
Investimento em lojas mais compactas
Gordilho ressaltou que a empresa espera manter o ritmo de crescimento tanto quantitativamente, quanto qualitativamente na rede com a Vem sob o controle da Vibra. Ainda assim, como empresa independente e focada no negócio de conveniência.
“Esse "DNA" de varejo e foco no negócio foi o principal gerador do crescimento que tivemos no último ano. Mas ganharemos agora mais integração com o resto da proposta de valor dos Postos Petrobras, incluindo as nossas outras marcas, como Premmia, nosso programa de relacionamento”, afirmou a executiva.
Segundo Gordilho, a Vibra deve inaugurar lojas compactas e premium ainda este ano. “Serão lojas maiores, com maior oferta de foodservice", avisa a executiva.
Atualmente, a companhia opera 1.235 lojas da marca BR Mania, o que representa cerca de 15% de participação na rede de postos Petrobras: “O processo de expansão da rede, que se iniciou em 2022, com a diversificação de formatos e modelos de operação de lojas, segue como prioridade". No segundo trimestre deste ano, foram 23 inaugurações.
A executiva informou, também, que a empresa segue com o plano de modernização e migração para a nova identidade visual das lojas BR Mania. Ainda no segundo trimestre de 2023, 46 lojas foram modernizadas e, segundo Vanessa Gordilho, os estabelecimentos registraram crescimento de até 29% no faturamento em relação ao período pré-reforma.
“As lojas BR Mania são parte fundamental da proposta de valor da Vibra para franqueados, revendas e consumidores. As lojas são intrinsecamente ligadas ao nosso core business e uma avenida de crescimento da companhia”, afirma a VP da Vibra.
Por: Ana Paula Machado